SEGUNDA, 15/10/2018, 06:00

Violinista londrinense lança canção em homenagem à Madre Leonia Milito

Concerto beneficente de Roney Marczak celebra inclusão da música no processo de canonização da religiosa italiana, que adotou Londrina e dedicou toda a vida aos mais necessitados.

A música Madre faz parte do último CD, “Inspirações”, lançado em um concerto aqui em Londrina, em julho desse ano. Uma homenagem à Madre Leonia Milito, a canção é uma parceria de Roney Marczak com o baixista Filipe Barthem, colega do Quarteto Descobertas. A música tem duas versões no disco, uma instrumental e que contou com a participação dos alunos da Escola de Música Sol Maior, e outra interpretada pela cantora Carla Casarim.

O violinista londrinense, de 46 anos, explica que alguém gravou a canção durante um dos ensaios da Orquestra Jovem de Londrina, formada pelos alunos da escola e que funciona ao lado da casa onde a religiosa viveu por muitos anos, e enviou uma cópia para o Vaticano.

O músico conta que a música, que era apenas um pequeno agradecimento à Madre Leonia, acabou sendo anexada ao processo de canonização dela. Mas, antes Marczak recebeu uma ligação querendo saber todos os detalhes sobre a canção.

Roney diz que, depois dessa notícia, surgiu a ideia de fazer um concerto em homenagem à Madre Leonia e ainda ajudar as obras assistenciais da religiosa.

Roney Marczak começou a estudar música aos seis anos de idade, foi aprovado para uma bolsa na Europa e depois de 20 anos estudando e trabalhando com arte no exterior decidiu voltar para o país e fundar a Escola de Música Sol Maior. O violinista conta que a mudança de rumo na vida dele surgiu depois de uma conversa, também no Vaticano, com ninguém mais ninguém menos que o Papa João Paulo II.

A escola, que tem alguns apoiadores do exterior, completou 15 anos e já formou mais de 8 mil jovens, muitos deles de comunidades carentes. As aulas são no Asilo São Vicente de Paulo, uma das obras da religiosa, mas o violinista afirma que o espaço está ficando pequeno e que eles agora estão buscando um local maior para poder atender mais crianças e jovens.

O concerto em homenagem à Madre Leonia Milito é no dia 24 de outubro, às 20h30, no Teatro Marista. Quem quiser ajudar a Escola de Música Sol Maior, o telefone de contato é o 3343-4445.

Comentários