QUARTA, 25/07/2018, 20:06

Vistoria do Ipem encontra até marca de tiros em radares de velocidade de Londrina

Instituto também constatou que todos os aparelhos estão aptos para continuarem autuando os motoristas.

O Ipem, Instituto de Pesos e Medidas, passou os últimos dias fazendo uma vistoria nos 18 radares espalhados pela cidade para controlar a velocidades dos motoristas mais apressados. Durante os trabalhos, encomendado pela própria Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, os técnicos do órgão conseguiram verificar que todos os aparelhos estão aptos para continuarem autuando àqueles condutores que forem flagrados acima da velocidade permitida. A vistoria também encontrou marcas de vandalismo em boa parte dos radares. Um deles, por exemplo, localizado da rodovia Carlos João Strass, na zona norte, apresentava até marcas de tiros. O gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, garante, entretanto, que, mesmo danificados, os radares têm a capacidade de continuar com a emissão das infrações de trânsito.

Segundo o gerente regional, cada um dos radares foi testado pelo menos cinco vezes, tanto na questão da velocidade como no avanço do sinal vermelho. Um carro do Ipem foi utilizado nas demonstrações, que, conforme Trautwein, confirmaram a eficácia e o funcionamento em dia de todos os aparelhos.

Segundo levantamento da CMTU, cerca de 55 mil motoristas foram multados pelos radares em Londrina no primeiro semestre deste ano. São pelo menos dez infrações emitidas a cada hora na cidade. O número é 6% maior se comparado ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 52 mil multas foram aplicadas pelos aparelhos. Por meio da assessoria, a companhia destaca que a fiscalização é importante para coibir as infrações e, principalmente, os acidentes graves, normalmente causados justamente por motoristas que estão acima da velocidade permitida.

Por Guilherme Batista

Comentários