QUARTA, 06/08/2025, 11:31

Atleta londrinense conquista a 10ª medalha consecutiva no Troféu Brasil de atletismo

Livia Avancini, destaque nacional do arremesso de peso, segue na preparação para buscar uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles

A londrinense Livia Avancini, atleta de arremesso de peso da equipe Londrina Atletismo, que é referência na modalidade no Brasil, alcançou uma marca histórica na carreira ao conquistar sua décima medalha consecutiva no Troféu Brasil de atletismo, a maior competição da modalidade da América Latina.

Em uma prova acirrada em São Paulo, ela fechou o pódio com a medalha de bronze no último fim de semana e conquistou mais uma marca importante na preparação para o ciclo olímpico em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles. O feito traz ainda mais peso ao vasto currículo de conquistas de Livia, que já representou Londrina e o Brasil em diversas competições internacionais.

O Troféu Brasil contou com uma delegação de 11 atletas da equipe londrinense e foi disputado em São Paulo no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. O evento reuniu mais de 850 atletas de 148 clubes. O histórico de pódios da londrinense Livia Avancini na competição teve início em 2016. De lá para cá, ela alternou com pratas e bronzes e tem a edição de 2021 como a mais marcante, já que terminou com a medalha de ouro.

De volta ao norte do Paraná com a marca histórica da décima medalha conquistada no evento, Livia Avancini destacou o tamanho do feito para a carreira e para o atletismo londrinense. A arremessadora de 33 anos é a atleta mais longeva em ação na equipe londrinense. Com o uniforme do time pé-vermelho foi bicampeã sul-americana em 2021 e 2022, disputou dois mundiais e chegou ao ápice em 2024, quando integrou o Time Brasil nos Jogos de Paris.

Depois de disputar as Olimpíadas em 2024, Livia agora sonha com os Jogos Olímpicos de Los Angeles, daqui a três anos, e o trabalho para buscar a classificação já está a todo vapor. O Troféu Brasil vale índices para uma vaga no Mundial de Atletismo, que será disputado em setembro, em Tóquio, no Japão, e também pontos no ranking mundial.

O caminho até aqui é favorável para a busca de Livia Avancini por mais uma participação em jogos olímpicos e o sonho de medalha na competição mais importante do atletismo.

Por Fernando Bianchi

Comentários