Hospital da Zona Norte de Londrina faz parceria com Sírio-Libanês para melhorar fluxos
O programa possui resultados positivos, como a redução em 36% da superlotação e queda de 40% no tempo de passagem dos pacientes sem internação
O Hospital Anísio Figueiredo, também conhecido como Hospital da Zona Norte (HZN), em Londrina, foi selecionado para participar de um projeto de melhoria da gestão com o objetivo de reduzir o tempo de espera e garantir maior satisfação dos pacientes.
O projeto Lean nas Emergências é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, referência no Brasil.
O programa é aplicado em mais de 120 hospitais com resultados positivos, como a redução em 36% da superlotação e queda de 40% no tempo de passagem dos pacientes sem internação.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a participação vai permitir a adoção de protocolos para melhorias nos processos de trabalho, redução da superlotação, diminuição do tempo de espera e maior satisfação de pacientes e profissionais.
O HZN é um dos hospitais de maior importância para Londrina e região e abrange 21 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina, com uma população aproximada de um milhão de habitantes. Ele é também referência na ortopedia dentro da rede de urgência e emergência e recebe pacientes da macrorregião estimada em 2 milhões de habitantes.
O HZN possui 37 anos de atuação e tem 101 leitos ativos, sendo 71 clínicos e 30 cirúrgicos, além de corpo clínico com diversas especialidades, como anestesiologia, urologia e cirurgia vascular, cirurgia geral, ortopedia, cardiologia, clínica médica e infectologia