TERCA, 06/05/2025, 08:49

Valor do presente do Dia das Mães vai estar mais alto para o consumidor nesse ano

Roupas e calçados estão entre os itens favoritos para 66% dos consumidores que pretendem presentear

O Dia das Mães, segunda data mais importante para o comércio — perdendo só para o Natal — deve aquecer as vendas no Paraná. Segundo uma sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR, 66,6% dos consumidores do estado já se programaram para comprar um presente para mãe neste mês de maio.

Outros 10,7% ainda estão em cima do muro, enquanto 22,7% disseram que não vão comprar nada, principalmente porque a mãe já faleceu ou está ausente (44,7%). O dinheiro curto ou o desemprego também são barreiras: 12,4% citaram isso como motivo. Já 14,1% moram longe da mãe e só 6,2% disseram que simplesmente não comemoram a data.

Na lista dos presentes mais escolhidos, estão roupas, bolsas e calçados — segundo o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, esses itens seguem como os favoritos na hora de agradar as mães.

Os perfumes e cosméticos aparecem na segunda posição, com 19,5% das intenções. Em seguida, vêm flores e joias ou bijuterias, com 6,9% cada. E tem gente que prefere dar dinheiro: 5,4% dos entrevistados disseram que vão deixar a escolha por conta da mãe.

O valor médio que os consumidores pretendem gastar é de R$ 154,40 — um aumento de 10,29% em relação ao ano passado. E a maioria vai pagar à vista: 42,6% disseram que vão usar Pix, débito ou dinheiro vivo.

As compras devem se concentrar no comércio de rua — lojas do centro e dos bairros lideram. Depois, vêm as compras online e, por último, as lojas de shoppings.

E como todo ano, a pesquisa mostra que seis em cada dez filhos vão deixar para a comprar o presente na última semana antes da data. Dois vão se antecipar entre 8 e 15 dias antes, um vai deixar para cima da hora, no próprio domingo, e outro já comprou tudo com mais de 15 dias de antecedência.

Em Londrina, vale lembrar: os shoppings não abrem no Dia das Mães, e o comércio de rua vai funcionar em horário especial. Na quinta (8) e na sexta (9), as lojas abrem das 9h às 21h. No sábado (10), o atendimento será das 8h às 18h. Já no domingo, tudo fechado.

Por Paulo Andrade

Comentários