TERCA, 02/07/2024, 11:06

HU restringe atendimento no pronto-socorro por conta da superlotação

Atendimento já havia sido suspenso na segunda-feira na Santa Casa pelo mesmo motivo. Além dos dois hospitais, o Evangélico também opera atualmente com números muito acima de sua capacidade.

A assessoria de imprensa do Hospital Universitário (HU) de Londrina confirmou à CBN que restringiu o atendimento no pronto-socorro a partir das 10h desta terça-feira (2) por conta da superlotação. A unidade, que tem capacidade para 105 pacientes, opera atualmente com 154. Ou seja, a taxa de ocupação é de 146,7%. Por conta disso, a direção anunciou a restrição para o recebimento de novos pacientes. A princípio, essa suspensão deve durar 24h.

 

A situação crítica do HU não é muito diferente nos outros dois principais hospitais da cidade. Na Santa Casa, o atendimento também foi suspenso para novos pacientes por conta da superlotação na segunda-feira (1º). A unidade conta com estrutura física e técnica para 12 leitos, mas abriga no momento 56 pacientes, mais de quatro vezes a capacidade do setor. A suspensão foi reforçada às 8h35 desta terça e segue por 12 horas, quando as condições serão reavaliadas.

 

Por fim, no Hospital Evangélico, a taxa de lotação no pronto-socorro era de 121% no final da tarde de segunda. Já nos leitos de internação, a ocupação chegou aos 110%. Além disso, a unidade tem 23 pacientes SUS aguardando leitos de UTI, um deles entubado.

Por Guilherme Batista

Comentários