QUARTA, 10/04/2024, 11:39

Neste sábado tem Dia D da Vacinação contra a Gripe em Londrina

A ação será em 5 UBSs da cidade e em stand na Expo Londrina 

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (13), o Dia D da Vacinação contra a Gripe em Londrina.  A ação será das 9 às 16 horas, sem necessidade de agendamento, em cinco UBSs – Unidades Básicas de Saúde: Vivi Xavier, na zona norte, Guanabara, zona sul; Santa Rita, zona oeste; Armindo Guazzi, na zona leste e Vila Casoni, região central.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, a vacinação contra a gripe é exclusivamente para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde e crianças e adolescentes abaixo de 15 anos também poderão atualizar o calendário vacinal.

Para aproveitar a movimentação durante a Expo Londrina, também haverá mutirão da vacinação contra a gripe no estande do Hospital do Câncer, no Parque de Exposições Ney Braga. Das 15 às 20 horas, as doses da vacina estarão disponíveis apenas para moradores de Londrina que fazem parte dos grupos prioritários.  A expectativa é de imunizar até mil pessoas em cada uma das unidades de saúde e, também, na feira.

Em Londrina, mais de 100 mil pessoas fazem parte do grupo prioritário e podem receber a dose da vacina contra a gripe, mas até agora, 34 mil foram aplicadas. Outras 32 mil doses estão disponíveis.

O Secretário Municipal de Saúde explicou que a liberação da vacina para o restante da população só acontece com a permissão do Ministério da Saúde, mas que por ele, já teria liberado.

Fazem parte do grupo prioritário, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, detentos e carcerários.

Por Juliana Takaoka

Comentários