QUARTA, 03/04/2024, 16:26

Quase dois meses após acidente envolvendo locomotiva e carreta em Rolândia, prefeitura vistoria itens de segurança nas ferrovias

Prefeito pede que condutores redobrem a atenção nos trechos e cruzamentos onde os trens passam.

Após um acidente onde uma carreta foi atingida por um trem após furar o sinal vermelho e atravessar a linha férrea, a Prefeitura de Rolândia tem vistoriado os itens de segurança nas ferrovias que cortam a cidade. Na ocasião, câmeras de monitoramento filmaram o momento do impacto. A locomotiva, que estava carregada de soja, atingiu o meio do caminhão e, na sequência, uma casa próxima à linha férrea após descarrilar.

Atualmente Rolândia conta com diversos equipamentos de segurança colocados em cruzamentos que contam com linha férrea. A responsabilidade dos maquinários é da empresa Rumo - companhia ferroviária e de logística brasileira.

Os equipamentos chamados de PN (Passagem em Nível) Sensoriada é formado por quatro sensores que identificam a aproximação do trem e que são instalados nas proximidades da ferrovia, numa distância de aproximadamente 400 metros. Por meio de inteligência artificial, os sinais são captados pelo aparelho e acionam a sinalização vermelha do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar, e alternando novamente para verde após a composição passar.

De acordo com o prefeito Ailton Maistro (PSL), as estruturas de segurança das ferrovias na cidade estão bem sinalizadas, sendo necessário que os condutores redobrem a atenção nos trechos e cruzamentos onde os trens passam.

Atualmente as ruas contempladas com as tecnologias de segurança, são, Rua Dom Pedro I, na ligação entre o jardim Alvorada e a avenida Presidente Getúlio Vargas, e na avenida Francisco Serpeloni, na ligação entre o jardim Itália e a Getúlio Vargas.

Segundo o município, estudos da companhia mostraram que os cruzamentos selecionados representam 64% das ocorrências envolvendo trem registradas nos últimos cinco anos na cidade.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários