QUINTA, 19/09/2024, 17:35

Sem biometria, muitos eleitores em Londrina não poderão votar

Quem não fez o cadastramento dentro do prazo pode estar com o título cancelado.

Sem a biometria é possível votar? Esse é o questionamento que muita gente tem feito à Justiça Eleitoral nos últimos dias, afinal, restam menos de 20 dias para as eleições municipais, marcadas para o dia 06 de outubro.

De acordo com o juiz eleitoral Mauro Ticianelli, sem a biometria cadastrada, não será possível votar nas Eleições Municipais 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. Mas é preciso ficar atento a cada caso.

Antes de tudo, vale destacar que a biometria confere mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, além de evitar a formação de filas nas seções de votação.

O prazo para cadastrar o sistema biométrico, encerrou no dia 8 de maio e em Londrina, houve um grande mutirão de convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria e a eleitora ou o eleitor que não compareceu ao cartório, poderá estar com o título cancelado e, por essa razão, não poderá votar. Além disso, sofrerá as consequências do cancelamento do título eleitoral.

Porém, as eleitoras e os eleitores que estão com cadastro regular, mesmo que não tenham registrado sua biometria na Justiça Eleitoral, poderão votar normalmente com apresentação de um documento com foto. Antes, é muito importante verificar a situação do título de eleitor, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

De acordo com o site de Estatísticas da Justiça Eleitoral, de um total de 8.646.524 eleitoras e eleitores aptos a votar, o Paraná possui um total de 8.085.707 eleitores com a biometria cadastrada, ou seja, 93,52% do eleitorado paranaense.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários