CMEI Water Okano, na zona leste, pode perder tempo integral para crianças do P4 e P5
A provável mudança preocupa os pais que não têm com quem deixar os filhos em tempo integral para poderem trabalhar
No fim de agosto, pais de alunos de diversos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Municipais de Educação (CMEIs) foram surpreendidos com a informação de que a prefeitura avaliaria, a partir do ano que vem, suspender aulas de turmas do P4 e P5 em período integral, destinando o atendimento apenas em meio período.
Nesta segunda-feira (8), o prefeito Tiago Amaral comentou sobre o assunto, atendendo ao apelo de pais do Centro Municipal de Educação Infantil Water Okano, na zona leste da cidade, que foram informados através de um bilhete no caderno das crianças que o ensino em período integral será encerrado em 2026.
Quando o tema e as reclamações vieram à tona, a prefeitura afirmou que “o assunto ainda está sendo avaliado”. Por outro lado, a secretária de Educação, Vânia Costa, ressaltou que o processo estaria em fase de estudos e adequações de alguns Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Municipais de Educação (CMEIs) em Londrina.
A provável mudança preocupa os pais que não têm com quem deixar os filhos em tempo integral para poderem trabalhar.
A Secretaria de Educação afirmou que a oferta do ensino é uma obrigação do município e que poucos Centros de Educação Infantil (CEIs) possuem ensino integral para turmas de P5. O prefeito, por sua vez, ressaltou que pais que efetivamente trabalham terão prioridade nos atendimentos.
Vale lembrar que os Centros de Educação Infantil abrangem 1.400 profissionais de 62 entidades filantrópicas e são responsáveis pelo atendimento a aproximadamente 8 mil estudantes.