SEXTA, 01/08/2025, 11:58

Hospital Universitário de Londrina comemora 54 anos de existência

O HU é referência estadual em atendimentos de maior gravidade e de alta complexidade, com mais de 30 habilitações de altas complexidades certificadas pelo Ministério da Saúde

O Hospital Universitário (HU) da UEL completa 54 anos neste dia 1º de agosto. Além de toda a qualificação técnica e de infraestrutura, o HU/UEL mantém serviços de referência no atendimento à população. Entre eles o Ambulatório de Especialidades, o Centro de Tratamento de Queimados e o Hemocentro Regional de Londrina, que atende hospitais da 17ª Regional de Saúde, Telemedicina e Telesaúde, o Centro de Assistência Toxicológica – que presta assessoria e orientação em casos de intoxicação ou exposição a agentes tóxicos. Entre outros serviços, estão também o Banco de Leite Humano e a Unidade Neonatal, com destaque para o Método Canguru.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou do evento realizado no HU, destacando a importância da unidade como um modelo estadual em atendimentos de maior gravidade e de alta complexidade.

Único hospital público de grande porte da região Norte do Paraná, o HU/UEL é considerado um centro de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) e também uma ponte entre acadêmicos das áreas da saúde e o mercado de trabalho.

A data também celebrou a inauguração do serviço de Ressonância Magnética da unidade, fato comemorado pela diretora superintendente do Hospital Universitário (HU) da UEL, Iara Secco, um investimento de mais de R$ 6 milhões.

O HU está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL e, como hospital-escola, tem papel fundamental na prática do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Também serve como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, além de programas de estágio em outras áreas, como Administração e Serviço Social.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários