Javalis são flagrados na região de Londrina
Espécie invasora ameaça lavouras, nascentes e animais silvestres
Os javalis, mais conhecidos como porcos selvagens, estão sendo flagrados em Londrina. Donos de um comportamento alimentar destrutivo, eles atrapalham a regeneração das plantas porque os bichos comem os brotos, além de atacar animais nativos e serem vetores de doenças como a raiva e a febre aftosa.
O Parque Estadual Mata dos Godoy (PEMG), reaberto nesta semana (3) em Londrina, é cercado por plantações agrícolas. As lavouras, principalmente as de milho, acabam se tornando um banquete para os javalis.
De acordo com o diretor do parque, Norci Nodari, os prejuízos causados pela praga do javali são multifacetados e afetam diretamente a subsistência dos produtores e a saúde pública, porém não existem registros de ataques à população.
Por outro lado, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Domingues, informou que houve apenas uma denúncia que vem sendo acompanhada pela pasta na região do Parque Arthur Thomas, zona sul da cidade.
Outro ponto importante é que os javalis são considerados uma praga no território brasileiro devido à falta de predadores para a espécie, com grande capacidade de se adaptar a novos ambientes e de reprodução.
Vale ressaltar que um acompanhamento está sendo feito desde 2019 pelo Instituto Água e Terra (IAT), onde é realizado um monitoramento com câmeras de segurança no parque Mata dos Godoy.
O projeto tem o objetivo de controlar o aumento no número de animais, danos ao meio ambiente e risco às pessoas.