Onça parda ferida é encontrada às margens de rodovia, em Sertaneja
Animal estava na PR-323, tinha ferimento de tiro e está desidratado
Uma onça parda foi encontrada às margens da PR-323, em Sertaneja, na noite dessa quarta-feira (16). Quem notou o animal foram os funcionários da concessionária CCRPRVias, que acionaram imediatamente a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A Polícia Ambiental também foi chamada ao local, junto com a veterinária do Hospital Veterinário (HV) da Unifil, Daniele Martina. Ela explica como foi a localização do animal e o trabalho de resgate.
A onça passou a noite sob cuidados no HV. Durante os exames foi constatada uma marca de tiro na pele dela, além de escoriações pelo corpo. O animal também estava desidratado. Após raio-X e ultrassom, a equipe do Hospital retirou o projétil de cartucheira da perna traseira, fez outros exames, curativos e procedimentos para alimentação via soro.
A onça está em quadro estável e vai permanecer em tratamento e observação até a completa recuperação. Os órgãos ambientais vão decidir posteriormente sobre a volta à natureza.
Há poucos dias, outra onça apareceu na região, em Cambé. Ela assustou moradores ao surgir em residências do Jardim Santa Isabel, no dia 5. O Corpo de Bombeiros e a própria veterinária do HV da Unifil fizeram o resgate. Não estão descartadas novas aparições de animais como esse na região. A orientação aos moradores, caso a situação se repita, é manter-se o mais longe possível do animal e entrar em contato com a Polícia Ambiental ou o Instituto Água e Terra (IAT).