Prefeitura assina ordem de serviço para reforma da UPA do Jardim do Sol
Obras vão acontecer em duas etapas. Atendimentos serão feitos no Mater Dei a partir da primeira semana de agosto
As obras de reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, na região oeste de Londrina, devem começar na primeira semana de agosto. A Prefeitura assinou a ordem de serviço para o início das reformas.
No último mês, a Secretaria de Saúde determinou que todo o atendimento que acontecia na UPA do Jardim do Sol fosse transferido para o Mater Dei. A expectativa é que, até a primeira semana de agosto, todo o efetivo médico esteja realocado.
O prefeito Tiago Amaral afirma que a única solução para acabar com as filas e a demora no atendimento, e ainda resolver todo o problema de estrutura, é a transferência para um espaço maior.
A obra será feita em duas partes. A primeira vai mexer em toda a estrutura do prédio. Essa já está contratada, vai custar pouco mais de R$ 1 milhão e deve ser iniciada em breve. Toda a reforma deve custar mais de 5 milhões de reais. Amaral garante que vai procurar parceria com o Governo Estadual para ajudar financeiramente no custeio da obra.
As instalações do Mater Dei vão permitir a ampliação do número médio de consultas da UPA de 30 para 48 por hora, correspondendo a um aumento de 60%. Além disso, os leitos de observação vão de 16 para 26 e as poltronas, de 15 para 30, dobrando a capacidade de atendimentos.
O prédio da UPA do Jardim do Sol foi inaugurado em 2015 e apresenta rachaduras e problemas estruturais. Entre os serviços a serem executados estão a recuperação estrutural, como intervenções na alvenaria, revestimentos de paredes e teto, esquadrias, pisos, cobertura e instalações hidráulica e elétrica.