TERCA, 25/06/2024, 19:13

Câmara de Londrina aprova projeto que aumenta salários de guardas municipais

A segunda votação está prevista para essa quinta-feira (27), se mantido o resultado, os guardas municipais, passam a receber aumento de 27,12%.

Após o adiamento de duas sessões e até mesmo uma manifestação dos guardas municipais em frente à prefeitura de Londrina, foi aprovado em 1ª discussão na Câmara Municipal, nesta terça-feira (25), o aumento salarial da categoria em 27,12%.

Antes disso, foi votado em segunda discussão, o projeto que prevê a adequação das diretrizes orçamentarias de 2024 para incluir o reajuste salarial aos guardas municipais, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão desta terça-feira (25), junto a duas novas emendas. Uma gratificação a 79 profissionais da Acesf, com custo mensal de R$ 35.550,00 e outras 25 gratificações voltadas aos servidores da Caapsml.

Já sobre o reajuste salarial dos guardas municipais, no dia 20 deste mês, o Executivo apresentou outro estudo de impacto financeiro, informando que a disponibilização dos recursos para a implementação do projeto ocorrerá pela redução permanente de despesas referentes aos pagamentos por horas médicas, com recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS).

Sendo assim, para a implementação destas medidas para o exercício de 2024, foi publicado um novo decreto, abrindo crédito adicional suplementar de R$ 1.320.000,00 junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e cancelando o mesmo montante de recursos do Fundo Municipal de Saúde.

O secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado, garantiu que a aprovação do reajuste salarial aos guardas municipais, não terá impacto algum sobre os investimentos na área da saúde.

Diante a esse cenário o PL foi aprovado com 13 votos favoráveis. A segunda votação do projeto está prevista para essa quinta-feira (27), se mantido o resultado, os guardas municipais, passam a receber a adequação salarial visando reestruturação da carreira, na medida em que os índices que serão aplicados nos vencimentos dos meses de julho, setembro e novembro de 2024 serão calculados de forma composta. Cenário comemorado e justificado pela categoria, através do representante Osmar Santos.

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram com 13 votos, o pedido realizado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), referente ao PL 112, que permite que os guardas municipais avancem 34 níveis na tabela de remuneração dos servidores públicos municipais.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários