SEXTA, 23/02/2024, 11:00

Câmara de Londrina reedita projeto para criar cargos de diretores com supersalários

Projeto semelhante criando as três diretorias foi apresentado em 2022, mas não avançou na Casa por pressão popular.


 

Além do reajuste salarial dos vereadores de 3,82% para 2025, a Mesa Executiva da Câmara Municipal apresentou nesta semana um projeto que cria três novos cargos: diretor (a) Administrativo Financeiro, diretor de Comunicação e Mídias e Ouvidor.

No final de 2022, a Câmara então presidida pelo vereador Ailton Nantes (PP) tentou viabilizar o projeto, mas recuou após pressão da sociedade civil organizada. Em 2018, a criação de cargos de comissão com supersalários esbarrou na Justiça após ação proposta pelo Ministério Público, que proibiu comissionados em funções técnicas.

Ao reeditar o projeto e enviar para pauta com urgência, o presidente da Casa, Emonoel Gomes (Republicanos) justificou que a diretoria de Ouvidoria foi uma recomendação do Tribunal de Contas e defende a importância dos novos cargos de direção.

O vereador minimizou o impacto dos custos com a criação desses cargos, que serão comissionados. Os salários de diretor de Comunicação e de diretor Financeiro serão de R$ 18.409,53. Já o subsídio do futuro Ouvidor está fixada em R$ 16.062,00, sem incidir o reajuste inflacionário para 2025.

O projeto de lei deve ser colocado na pauta da sessão plenária da próxima terça-feira (27).


 

Por Guilherme Marconi

Comentários