SEXTA, 27/10/2023, 17:28

Faxinal, no norte do Paraná, decreta estado de calamidade pública após temporal

Chuva de granizo danificou pelo menos 800 casas na cidade, que reservou ginásio de esportes para receber famílias desabrigadas. Em Londrina e região, temporal também fez estragos.

O município de Faxinal, que fica a 100 km de Londrina, no norte do Paraná, decretou nesta sexta-feira (27) estado de calamidade pública por conta do forte temporal que atingiu a cidade na noite de quinta (28). A chuva veio acompanhada por muito granizo, que foi responsável por danificar pelo menos 800 casas, o que corresponde a 10% de todos os imóveis existentes no município. Muitas famílias ficaram desabrigadas e estiveram que pernoitar no ginásio de esportes de Faxinal. Outras tantas conseguiram lonas e telhas com a prefeitura para tapar os buracos abertos pelas pedras de granizo.

O temporal também danificou carros e barracões. Na área rural, as plantações se perderam. Um vídeo obtido pela CBN mostra uma cultura de tomates, formada por milhares de pés, totalmente destruída. A Defesa Civil ainda levanta o total de prejuízos.

A ideia da prefeitura com o estado de calamidade pública é conseguir recursos junto ao Estado para a reconstrução. As informações são do coordenador da Defesa Civil de Faxinal, Paulo Portela.

Em Londrina e região, o temporal também fez estragos. Em Cornélio Procópio, assim como em Faxinal, a chuva de granizo assustou os moradores, mas em menor escala. No Vale do Ivaí, principalmente em Apucarana, a chuva forte deixou imóveis sem energia elétrica. Em Londrina, na zona norte, também houve o registro de quedas de luz durante o temporal. A Copel, entretanto, diz que os casos são pontuais e já foram solucionados.

Por Guilherme Batista

Comentários