QUARTA, 20/03/2024, 11:38

Maria Tereza é a escolhida como pré-candidata a prefeita de Londrina pelo PP

O anúncio do prefeito Marcelo Belinati surpreendeu o meio político, após outros nomes mais cotados serem preteridos.  O vice-prefeito João Mendonça mantém pré-candidatura pelo Podemos

 

O Progressistas Londrina anunciou que a Secretaria Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, será pré-candidata do partido a Prefeita de Londrina. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) na tarde de terça-feira, que falou pela primeira vez abertamente sobre o nome para sua sucessão.

Maria Tereza assumiu a secretaria de educação de Londrina no primeiro mandato de Belinati em 2017 após uma seleção de um concurso nacional e foi escolhida a partir de uma lista tríplice. Ela é professora, advogada e pós-graduada em Gestão Pública.

Ela também foi a secretária de educação em Ourinhos entre 2013 e março de 2016, quando afastou-se para ser candidata a vice-prefeita da cidade do interior paulista. Antes filiada ao PSDB, ela também disputou uma vaga na Câmara Municipal de Ourinhos, em 2012.

O anúncio surpreendeu o meio político, outros nomes do primeiro escalão chegaram a ser cotados como candidato de Belinati como: o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, além do presidente da CMTU, Marcelo Cortez e Marcelo Canhada do Planejamento.

Sem espaço para sucessão no PP, o vice-prefeito João Mendonça já havia do partido no início do ano. Ele informou que mantém como pré-candidato do Podemos à prefeitura, mesmo após o anúncio de Belinati.

João Mendonça foi eleito vice-prefeito pelo MDB em 2016 e compôs novamente a chapa de reeleição com Marcelo Belinati em 2020, depois de migrar para o PP. Ele também foi vereador na década de 1990.  Ele disse que mesmo estando ao lado de Belinati, o apoio a outra candidata não inviabiliza seu plano polítco de sucessão na corrida a prefeitura.

Também do grupo político de Belinati, o presidente da Cohab e ex-presidente da Codel, Bruno Ubiratan, também mudou para o PL e anunciou no início de março a pré-candidatura a prefeito ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e com o presidente local do partido, o deputado federal Filipe Barros (PL). Procurado pela CBN, ele informou que a candidatura está mantida e que já sabia que o prefeito lançaria um nome pelo PP e preferiu não comentar o assunto.

Por Guilherme Marconi

Comentários