SEGUNDA, 18/03/2024, 17:03

Outono terá veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no Paraná

O outono tem início às 0h06 desta quarta-feira e termina às 17h51 de 20 de junho.

O outono tem início à 00h06 desta quarta-feira (20), e termina às 17h51 do dia 20 de junho. Segundo a previsão do Simepar, o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A meteorologista do IDR-Paraná, Ângela Costa, informa como isso afeta o andamento da estação no Paraná e diz que os primeiros dias do outono serão bem mais amenos.

O cenário climático global indica dispersão do fenômeno El Niño, que predominou durante o verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.

Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites ficam gradualmente mais frias. O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade no Litoral, na Capital e Região Metropolitana. Porém, Ângela Costa, alerta que a previsão para o norte do estado é de precipitação abaixo da normalidade com risco de pancadas isoladas.

O outono paranaense, em geral, se caracteriza pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco.

Principais culturas do outono paranaense, o milho e o feijão, ambos de segunda safra, devem ter bom desenvolvimento e boa produtividade, exceto se ocorrer algum evento meteorológico extremo, como geada precoce ou veranico intenso, segundo o IDR-Paraná. Já a cultura do trigo deve se desenvolver normalmente por ser adaptada ao outono e ao inverno e tolerante a veranicos e eventuais episódios de frio intenso.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários