QUARTA, 04/10/2023, 19:17

Temporal com rajadas de vento de 100 km/h causa estragos em Londrina e cidades da região

Na área central, árvores caíram no calçadão e também sobre um carro na rua Professor Hugo Cabral. Na zona norte, mulher também foi atingida por árvore e, segundo a Copel, cerca de 500 mil domicílios chegaram a ficar sem energia elétrica em todo o norte do estado durante a ventania.

Um temporal acompanhado por rajadas de vento de 100 km/h, segundo a Copel e o Simepar, causou uma série de estragos em Londrina e outras diversas cidades do norte do estado durante a tarde desta quarta-feira (4). A tempestade, marcada por pouca chuva e muito vento, durou menos de 15 minutos, mas foi suficiente para derrubar árvores e postes e, ainda, destelhar casas. Em Londrina, na área central, diversas espécies desabaram com a força do vento. No calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde, uma árvore de grande porte caiu durante a ventania e levou, junto com ela, um transformador a rede de energia elétrica.

A vendedora Sônia Pires trabalhava em uma loja no calçadão, a poucos metros da árvore, quando tudo aconteceu. Ela, claro, ficou bastante assustada.

O comerciante Jorge Fujita também ouviu quando a árvore desabou e foi até o local com a esposa para ver o tamanho do estrago. Ele lembrou que, sempre quando chove forte, espécies consideradas condenadas caem em Londrina, principalmente na área central.

Na rua Professor Hugo Cabral, entre as ruas Espírito Santo e Alagoas, outra árvore de grande porte desabou durante a ventania. Mas, neste caso, a espécie acabou caindo em cima de um carro que estava estacionado no recuo da calçada. Por sorte, a motorista, a autônoma Dulce Valéria dos Anjos, já tinha descido e não ficou ferida. Depois de ser surpreendida pela cena do carro embaixo dos galhos, ela entrou em contato com a Secretaria Municipal do Ambiente, mas não foi atendida. A mulher teve então que ligar para os bombeiros, que encaminharam um caminhão até o local para fazer o corte da árvore.

Dulce garantiu que registrou todo o problema e que pretende cobrar a prefeitura pelo reparo no carro.

Relatório divulgado pela Defesa Civil durante a noite desta quarta-feira apontou para o registro de cinco quedas de árvores na cidade. No conjunto João Paz, por exemplo uma espécie caiu em cima de uma mulher, que precisou ser socorrida pelo Siate. Ela foi encaminhada para um hospital de plantão com diversos ferimentos pelo corpo. O documento não traz, no entanto, outras ocorrências que foram confirmadas pela CBN. No conjunto União da Vitória, na zona sul, casas foram destelhadas pela força do vento. A Copel também confirmou que o temporal causou muitos estragos em todo o norte do estado, e que pelo menos 500 mil domicílios chegaram a ficar sem energia elétrica em algum momento durante o temporal. Em Londrina, até o início da noite desta quarta, cerca de 7 mil imóveis continuavam sem luz. Em Rolândia, a Defesa Civil informou que duas árvores caíram. Já a Sanepar informou que, por conta do vendaval, a estação de tratamento de Rolândia ficou sem energia elétrica e que isso deve afetar o abastecimento de água no município.

Por Guilherme Batista

Comentários