QUINTA, 13/06/2024, 13:52

Tradicional festa de Santo Antônio, padroeiro de Cambé atrai milhares de fieis

Mais de 1.300 quilos de bolo foram produzidos neste ano. Fila para comprar uma fatia foi grande durante toda a manhã. 

Dia 13 de junho, é dia de Santo Antônio. O santo casamenteiro também é padroeiro de Cambé, onde há 90 anos é realizada a festa na Paróquia Santo Antônio no centro da cidade.

A programação começou às 6 horas, com alvorada seguida com a celebração de quatro missas com bênção dos pães (7h, 10h, 12h e 15h). Às 18 horas tem missa solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade e no final, será acesa a fogueira de Santo Antônio e começa a quermesse no Centro de Eventos.

De acordo com o padre Luciano Macedo, pároco da Paróquia Santo Antônio, o santo casamenteiro é na verdade o santo do povo, porque atende a todas as necessidades.

Sonora – Santo Antonio 1

Neste ano, foram produzidas 10 mil fatias do famoso Bolo de Santo Antônio. Boa parte deles, 3.500 foram recheados com medalhinhas abençoadas. Cerca de 80 voluntários trabalharam na produção. Uma delas é a Maria Inês Mazeto de Souza, que coordenou a montagem dos 1.300 quilos de bolo. Há 24 anos ela participa deste projeto e diz que a cada ano trabalha mais feliz.  

A procura pelo Bolo de Santo Antônio foi grande. Em menos de 2 horas, 7 mil fatias já haviam sido vendidas e a fila virava a esquina durante a maior parte da manhã.

A fisioterapeuta Inês de Oliveira Ortega espera encontrar a medalhinha no bolo e torce para que Santo Antônio dê um “empurrãozinho” no namorado dela.Sonora – Santo Antônio 3

Santo Antônio era português e viveu 36 anos. Ele é mais conhecido pelas tradições populares de casamenteiro, distribuidor de pães e milagreiro.  A Paróquia Santo Antônio, fica rua Espanha, 289, no Centro de Cambé. Cada fatia do bolo custa R$ 7.

Por Juliana Takaoka

Comentários