Atleta londrinense conquista o primeiro lugar no Mundial de Duathlon
Francisco Viana foi campeão na sua categoria e ficou em terceiro lugar entre atletas do mundo todo
O triatleta londrinense Francisco Viana superou competidores do mundo todo e conquistou o primeiro lugar na categoria amadora no Campeonato Mundial de Duathlon, que fez parte do Mundial de Multiesportes, disputado na cidade de Pontevedra, na Espanha, nas últimas semanas de junho.
Diferente do triathlon, que possui provas de natação, ciclismo e corrida, no duathlon, a natação é substituída por uma etapa extra de corrida, aumentando o desafio em solo.
Francisco foi o primeiro colocado na categoria de atletas amadores entre 35 e 39 anos, e teve o terceiro melhor tempo na classificação mundial do duathlon. A competição disputada na Espanha contou com diversas modalidades de provas voltadas para atletas de alto rendimento.
A classificação para o Mundial de Multiesportes veio em 2024, quando o atleta foi campeão na sua categoria de idade no Campeonato Brasileiro de duathlon. Francisco já participou de diversas competições de destaque no Brasil e no mundo. Pelas categorias de elite, foram 5 títulos brasileiros no duathlon, antes de voltar às categorias por idade.
Para concluir a prova na Espanha, o atleta da Associação Triatlética Londrinense precisou superar 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida. Ele concluiu o percurso em 1 hora, 56 minutos e 16 segundos, melhor tempo da categoria. Completaram o pódio atletas da Espanha e da Grã-Bretanha.
Já de volta a Londrina, Francisco falou dos desafios do percurso da prova para garantir o ouro para a cidade e para o Brasil.
A Associação Triatlética Londrinense conta com atletas de destaque em competições do Brasil e do mundo, e tem como objetivo promover os esportes como triathlon e duathlon na região.
Para continuar promovendo o alto rendimento nesses esportes, a associação conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), que destina recursos para projetos esportivos na cidade.