QUINTA, 24/07/2025, 16:52

Com cenário estável, Londrina mantém alerta contra dengue e chikungunya

Cidade segue com ações de combate ao Aedes aegypti e reforça importância da eliminação de criadouros

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou o novo boletim epidemiológico sobre a dengue, revelando avanço significativo no controle da doença. De janeiro até o momento, foram registradas 19.664 notificações, das quais 4.548 resultaram em confirmações e 14.643 foram descartadas. Outros 473 casos seguem em análise.

Não houve registro de novos óbitos, mantendo o total em nove mortes neste ano, uma queda expressiva em comparação a 2024, quando a cidade contabilizava 41.134 casos confirmados e 52 mortes no mesmo período.

Para Fernanda Fabrin, Diretora de Vigilância em Saúde, a diminuição de casos é resultado de diversas ações da Secretária Municipal de Saúde durante os últimos meses.

A falta de chuva é um dos fatores que ajudam a evitar o aumento de focos do mosquito. A previsão do SIMEPAR é que a chuva deve chegar na cidade nesta sexta-feira (25). Com isso, a SMS vai reforçar a atenção ao combate do mosquito.

A vacina contra a dengue em Londrina está disponível apenas para adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo Fabrin, enquanto o imunizante não chegar a todo o território nacional, a faixa etária será mantida pelo Ministério da Saúde.

Em relação à chikungunya, o Município contabiliza oito notificações, sendo uma confirmada (caso importado), seis descartadas e uma em investigação. A redução é atribuída a um conjunto de ações articuladas que envolvem visitas domiciliares, remoção de criadouros, notificações de imóveis fechados ou abandonados e parcerias intersetoriais com outras pastas.

Por Paulo Andrade

Comentários