Londrina estuda adesão ao Susaf para expandir mercado de produtos da agroindústria familiar
Sistema estadual permite que pequenos produtores comercializem alimentos em todo o território paranaense
Londrina iniciou a discussão para aderir ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf). A iniciativa visa ampliar o alcance dos produtos da agroindústria local para todo o estado.
De acordo com Marcelo Matsubara, Chefe do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Susaf tem como objetivo impulsionar o comércio do pequeno produtor.
A proposta é que Londrina passe a integrar o Susaf, sistema já adotado por cerca de 200 municípios paranaenses, que garante inspeção e segurança sanitária para a comercialização estadual de produtos como carnes, laticínios e embutidos de origem familiar.
Matsubara ainda usa o caso da falta de mel na merenda escolar de Tamarana para explicar a importância do Susaf.
O Prefeito de Londrina, Tiago Amaral, deve levar a discussão para os produtores antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto.
Atualmente, o município conta apenas com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que limita a comercialização ao território londrinense. Será necessário elaborar uma lei e um decreto específicos para alinhar o serviço local aos padrões estaduais.