TERCA, 02/12/2025, 13:21

Levantamento aponta as três vias com maior índice de infrações em Londrina

Avanço de sinal vermelho soma mais de 30 mil autuações em oito meses

 

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) identificou que os principais pontos com maior incidência de infrações em Londrina são as avenidas Dez de Dezembro e Winston Churchill, e a Rodovia Carlos João Strass.

De janeiro até agosto ( período que o levantamento foi feito), a avenida Winston Churchill registrou 34 colisões, dois atropelamentos, além de dois choques em anteparo. Na Dez de Dezembro, foram 37 colisões, seis atropelamentos e cinco choques por anteparo, e no caso da Rodovia Carlos João Strass, nos oito primeiros meses do ano foram registradas 26 colisões, três atropelamentos e três colisões de anteparo.

De acordo o Diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, essas vias são as de maior fluxo da cidade e que apenas na avenida Dez de Dezembro, trafegam mais de um milhão de veículos por mês.

O levantamento também revela que o período da tarde, entre meio-dia e 18h, concentra 39% das autuações, superando manhã (32%) e noite (29%). Segundo Sambatti, o movimento é associado ao horário de almoço e ao retorno das atividades no fim do expediente.

Entre as infrações mais registradas está o avanço de sinal, com 30.693 autuações entre janeiro e agosto de 2025. Já a desobediência à parada obrigatória somou 215 ocorrências. Para enfrentar o problema, a CMTU afirma trabalhar de forma integrada entre os setores de educação, estatística e planejamento. Ações incluem reposicionamento de porta-focos, ajustes em sistemas semafóricos e correções de interferências visuais, como incidência de sol e reflexos de prédios, em cruzamentos estratégicos.

A CMTU também prepara, em parceria com o Detran-PR, a implantação de sinalização com tinta termoplástica de maior durabilidade na Dez de Dezembro, reforçando o sistema de tráfego como ferramenta essencial para redução de acidentes.

Por Paulo Andrade

Comentários