Segunda edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL) começa nessa quinta-feira (27)
Evento vai debater ideias tecnológicas e inovadoras que resolvam desafios dos setores público e privado
Começa nesta quinta-feira (27) a segunda edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina. O evento reúne autoridades de diversos setores para debater soluções inovadoras que auxiliem tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada.
De acordo com Lúcio Kamiji, presidente do Estação 43, grupo responsável por promover o FIIL 2025, a edição deste ano é uma continuidade de um projeto que nasceu para comemorar os 90 anos de Londrina e entrar na discussão do MasterPlan 2040, que pretende estabelecer os principais problemas da cidade a serem superados e definir estratégias para os próximos 15 anos.
Ainda segundo Kamiji, a inovação já está no dia a dia do londrinense e reforçou que o evento é para todas as pessoas interessadas.
O FIIL ainda contará com palestras de especialistas que apresentarão experiências e pesquisas que dialogam com tecnologia, inovação e políticas públicas.
O Governo do Paraná participa por meio da Arena Paraná. A programação contará com representantes das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), Cidades, Turismo, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Saúde (Sesa) e Fundação Araucária.
Entre os projetos que serão apresentados por parte do governo estadual está o Pacto pela Inovação, que prevê o repasse de recursos diretos do Fundo Paraná aos fundos municipais para investimento em inovação e tecnologias nos municípios, com maior agilidade e menos burocracia.
O FIIL 2025 acontece quinta e sexta-feira (28), no Parque de Exposições Ney Braga. As inscrições para participação no festival são gratuitas, mas possuem limite de público e devem ser feitas antecipadamente pelo site fiil2025.com.br.