Totens de segurança seguem operando em Londrina por mais seis meses
Prorrogação permite testes de novas tecnologias e avaliação de impacto antes de contrato definitivo
A Prefeitura de Londrina decidiu prorrogar por mais seis meses o contrato com a empresa responsável pelos totens de segurança instalados em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos, operados pela Helper Tecnologia, continuarão funcionando e recebendo manutenção durante esse período sem gerar custos ao Município, enquanto são avaliadas novas funcionalidades e tecnologias propostas para o projeto de Cidade Inteligente.
Segundo o Presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador, o novo contrato vai envolver novas tecnologias, que vão além da segurança diária.
Durante a prorrogação, os dispositivos passam a ser tratados como “postes inteligentes” e estão em fase de teste com novas ferramentas, como câmeras com Inteligência Artificial, reconhecimento facial aprimorado, análise forense de imagens, além da integração com bancos de dados públicos.
Dois dos 12 totens instalados em 2023 já foram removidos por apresentarem baixo índice de uso: o da região central, próximo ao Moringão, e o do Jardim Santa Rita, na zona oeste. Atualmente, permanecem em operação dez totens distribuídos em espaços públicos como o Bosque Central, Lago Igapó II, Concha Acústica, entre outros.
Salvador ainda afirmou que a responsabilidade dos novos postes inteligentes será compartilhada com outras pastas do município.
Os totens atuais contam com seis câmeras e um botão de emergência, que aciona diretamente a Guarda Municipal. A ideia é avaliar a eficácia e o impacto desses recursos no cotidiano da cidade, para que no novo contrato, definitivo e com licitação, seja firmado com base em dados concretos e validação técnica.