SáBADO, 29/12/2018, 09:15

Álcool em churrasqueira é sinônimo de perigo e até explosões

O uso da substância líquida e altamente inflamável pode transformar confraternização em uma verdadeira tragédia. Por isso, o momento de acender o fogo precisa ser tratado com muito cuidado e responsabilidade

Imagine comigo. Uma festa bonita, repleta de convidados e comidas gostosas. Mas o grande destaque mesmo fica por conta do churrasqueiro, conhecido por preparar a carne na brasa como ninguém. Mas mal sabiam os amigos e familiares que a especialidade viria acompanha por um perigo tremendo. É que pra acender a churrasqueira, o cozinheiro sempre se utilizava daquele álcool líquido, altamente inflamável. Substância que é sinônimo de queimaduras e até explosões. O cenário relatado na reportagem é fictício, mas pode muito bem fazer parte da realidade de qualquer família brasileira que vai churrasquear nestas festas de fim de ano.

Somente neste ano, segundo o Corpo de Bombeiros de Londrina, pelo menos oito pessoas de toda a região ficaram gravemente feridas justamente por que tentaram acender a churrasqueira com álcool e acabaram se queimando. O último caso aconteceu no final do mês passado, quando três meninos, de 11, 12 e 15 anos, pularam o muro de uma creche, em Cambé, pra fazer um churrasco improvisado. Eles usaram o álcool pra provocar o fogo e acabaram sendo atingidos por uma explosão. Dois deles tiveram que ser socorridos às pressas para o Hospital Universitário de Londrina.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Londrina, tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, destaca que os acidentes servem de exemplo pra mostrar que todo cuidado é pouco na hora de acender a churrasqueira. Segundo, a atividade precisa sempre vir acompanhada por muita responsabilidade.

Outra dica importante é a de manter sempre as crianças longe do fogo.

O telefone do Corpo de Bombeiros para emergências e mais informações é o 193.

Por Guilherme Batista

Comentários