Alistamento militar para jovens nascidos em 2006 vai até o dia 30 de junho
Esta é uma obrigatoriedade prevista em lei para os jovens que completam 18 anos em 2024. Os selecionados cumprem o serviço militar no ano que vem
O alistamento militar para jovens nascidos em 2006 já está em andamento e vai até o dia 30 de junho. Esta é uma obrigatoriedade prevista em lei para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos até 31 de dezembro deste ano.
Os jovens selecionados passam por um período de serviço militar obrigatório, que pode variar entre Exército, Marinha ou Aeronáutica. No norte do Paraná, o Tiro de Guerra de Londrina é o órgão de formação da reserva.
O chefe de instrução do Tiro de Guerra e subtenente do Exército, André Marinho, explica que o atirador do Tiro de Guerra não recebe remuneração porque não há dedicação exclusiva.
Em Londrina, são selecionados anualmente 200 jovens, divididos em 4 turmas. Eles aprendem sobre civismo, cidadania e recebem a instrução militar para futuramente se tornar reservista do exército. O instrutor-chefe explica que a intenção é encaminhá-los para um bom emprego, incentivar os estudos e contribuir com o município.
Quem se alista em 2024, cumpre o serviço militar no ano que vem. O período de treinamento dos atiradores é de março a novembro, das 6 às 8 horas, horário escolhido para não atrapalhar quem trabalha ou estuda.
O não alistamento ou o não comparecimento às atividades previstas podem gerar consequências legais, como a impossibilidade de tirar passaporte, ingressar no serviço público e obter diploma universitário.
O alistamento militar pode ser feito através do site oficial do Exército Brasileiro www.alistamento.eb.mil.br.