TERCA, 29/04/2025, 17:15

Clima mais frio aumenta casos de bronquiolite em crianças

Além da bronquiolite, gripes, resfriados e pneumonias também são comuns e podem ser ainda piores em crianças pequenas ou portadoras de asma e rinite alérgica

A chegada de um clima mais frio traz uma conhecida preocupação: o aumento da incidência de doenças respiratórias, especialmente em crianças.

Somente no Hospital Infantil de Londrina, atualmente são cinco pacientes internados na enfermaria e outros sete intubados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o hospital possui 50 leitos, porém 26% dessas ocupações contam com pacientes com doenças respiratórias, sendo a bronquiolite a principal causa de internação.

Segundo a médica pediatra, Marina Gimenes Dias, a doença é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que pode levar, especialmente os bebês, a quadros de tosse, cansaço e falta de ar.

Além da bronquiolite, gripes, resfriados e pneumonias também são comuns e podem ser ainda piores em crianças pequenas ou portadoras de asma e rinite alérgica, o que torna essencial os cuidados dos pais e responsáveis diante dos primeiros sintomas.

De acordo com a especialista, a maioria dos casos são resfriados e gripes, que podem levar a sintomas como febre, nariz entupido ou escorrendo, espirros e tosse. As crianças menores de 1 ano, principalmente as com idade abaixo dos seis meses, são as mais afetadas, podendo apresentar quadros mais graves, como dificuldades respiratórias.

A pediatra lembra que hábitos simples podem ajudar a evitar os principais adoecimentos nesta época do ano. Manter o ambiente bem ventilado, evitar contato com pessoas doentes, locais fechados e com aglomeração de pessoas, além de tomar água com frequência, especialmente nos dias de umidade mais baixa, são alguns deles.

Por enquanto, não existe vacina infantil para o vírus VSR. Mas a Anvisa já autorizou o uso no Brasil de uma vacina destinada a gestantes, justamente para proteger os bebês, já que os anticorpos são repassados ao feto.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários