QUARTA, 10/07/2024, 11:44

Esquema de desmanche envolvendo ferros-velhos em Londrina revendia peças de carros roubados em São Paulo

Operação da Polícia Civil encontrou material ilícito em seis estabelecimentos diferentes e até um galpão onde os carros eram desmontados. Quatro pessoas foram presas.

A delegada de Furtos e Roubos de Veículos de Londrina, Livia Pini, repassou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10), detalhes da operação que apreendeu mais de cem peças de carros furtados ou roubados em seis ferros-velhos de Londrina. Quatro pessoas foram presas em flagrante por receptação. Durante as diligências, a equipe da delegacia também localizou um galpão de desmanche de veículos. De acordo com as investigações, o imóvel estaria sendo utilizado pelo proprietário de um dos ferros-velhos para o desmonte de carros roubados ou furtados. No barracão, foram localizados mais de 20 veículos com alerta de furto e roubo, muitos deles de empresas locadoras. Segundo a delegada, existem fortes indícios de que o esquema desmanchava carros tomados de assalto no estado de São Paulo.

O material apreendido foi avaliado em mais de 120 mil reais. O prejuízo às vítimas, que tiveram os carros furtados ou roubados, passa de 1 milhão de reais. As investigações serão intensificadas para rastrear e confirmar a origem das peças e dos veículos. Também será requisitada à Prefeitura de Londrina a cassação dos alvarás dos estabelecimentos envolvidos.

A fiscalização contou com o suporte de um equipamento de leitura de módulos, que permitiu a identificação imediata dos itens de origem criminosa. O aparelho custa 100 mil reais e foi cedido à operação por uma empresa privada. A polícia deve protocolar um pedido junto à Secretaria de Segurança Pública para que o equipamento seja comprado e fique à disposição da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos para a utilização em eventuais operações.

Por Guilherme Batista

Comentários