Estradas rurais do Norte do Paraná vão receber investimento de R$ 19 milhões
Obras vão atingir 295 km de vias não pavimentadas que ligam áreas rurais a cidades da região
As rodovias estaduais não pavimentadas que cortam as regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí, vão receber um investimento de mais de R$ 19 milhões em conservação. As obras vão beneficiar 20 municípios e abrangem cerca de 295 quilômetros de estradas de terra, que desempenham papel estratégico para o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento de comunidades rurais até os centros urbanos.
Os serviços serão realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia ligada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL). Os trabalhos começam após a emissão das ordens de serviço e têm prazo contratual de dois anos. A proposta é garantir a trafegabilidade das vias ao longo de todo o período, com manutenção contínua e reforço em pontos críticos, especialmente durante o período chuvoso.
Entre os serviços previstos estão o cascalhamento, o nivelamento do solo com patrola, compactação de leito e subleito, reaterros, e a implantação de sistemas de drenagem, como valas laterais, bueiros e bocas de lobo. As intervenções visam tanto melhorar a segurança dos usuários quanto aumentar a durabilidade das estradas de chão, que sofrem com a erosão e buracos causados pelas chuvas.
O pacote de obras foi dividido em dois lotes. O Lote 1 contempla 117,19 quilômetros de trechos em rodovias como a PR-442, PR-443, PRC-466 e PR-547, passando por municípios como Londrina, Apucarana, Rolândia, Assaí e Borrazópolis. Já o Lote 2 cobre 177,80 quilômetros de rodovias como a PR-151, PRC-272 e PR-531, atendendo cidades como Jacarezinho, Ibaiti, Wenceslau Braz, Siqueira Campos e Arapoti — este último, embora localizado nos Campos Gerais, tem um trecho sob responsabilidade da regional Norte do DER.
Com o investimento, o governo pretende garantir mais segurança no trânsito e dar suporte ao setor produtivo, que depende dessas rotas para transporte de grãos, insumos e acesso aos mercados regionais.