Linhas de ônibus sofrem alterações em Londrina. Algumas delas estão com novos percursos, horários e numerações
Os novos contratos com as empresas vencedoras da licitação começaram a valer neste sábado.
Novos ônibus começaram a circular em Londrina neste sábado e com eles, algumas mudanças foram implantadas. Além de ônibus recém-adquiridos e mais unidades com ar condicionado, internet rápida em 100% da frota e nos terminais de integração, modernização da bilhetagem eletrônica, implantação de sistema para gerenciamento dos carros em tempo real, o convênio prevê mudanças em algumas das atuais linhas. De acordo com a CMTU, que gerencia o transporte coletivo na cidade, a intenção é ampliar a oferta do serviço, melhorar o aproveitamento de itinerários e padronizar a numeração dos veículos.
De acordo com nota da CMTU “a primeira alteração ocorre na linha 801 – Terminal Vivi Xavier / Centro Cívico, que passará a atender também o Terminal Acapulco, na região sul da cidade, com 24 novos horários. A 807 – Terminal Oeste / Centro Cívico é outra que foi ampliada e, agora, atenderá com 27 partidas extras as proximidades do Parque Ney Braga e do trevo da BR-369 com a PR-445.
A 809 – UEL / Hospital Universitário (HU) saltará de 6 para 10 horários ao longo dia, passando a incorporar o trajeto antes realizado pela linha 305 – Campus via Madre Leônia, que será extinta. Com isso, a 305 funcionará somente em seu itinerário original, via rua Prefeito Faria Lima, e os passageiros da região da PR-445 terão como alternativa as linhas 213 – Shopping Catuaí e 229 – Gleba Palhano.
A 904 – São Lourenço – Terminal Vivi Xavier deixará de ir do Terminal Acapulco até o bairro. O caminho entre a estação de integração na zona sul e o conjunto São Lourenço será assumido definitivamente pela linha 218 – Jatobá, com a mesma grade horária que vigorava até então. Assim, a 904 mudará de nome e passará a se chamar 904 – Terminal Vivi / UEL / Terminal Acapulco.
Mantendo o mesmo percurso, horários de partidas e plataforma de embarque no Terminal Central (TC), a linha 903 – Anel Central receberá outra numeração. Desde este sábado, ela está à disposição dos usuários como 228 – Anel Central – Av. Bandeirantes. Medida semelhante ocorrerá em outras linhas que não acessam o TC: a atual 503 – Rápido Aquiles adotará o numeral 703, a 506 – Rápido Violim / Maria Cecília – Centro mudará para 706 e, finalmente, a 705 – Rápido Cafezal terá o número 604”.
Ainda de acordo com a companhia, foram afixados cartazes nos ônibus e pontos de embarque e desembarque para informar os usuários. Quem preferir, pode consultar os detalhes das mudanças no site da CMTU, que é o www.cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “transporte”. Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone 3379-7967.
O novo contrato com as empresas que ganharam a licitação em Londrina vale por 15 anos. A Londrisul está responsável pela área 2 e agora é detentora de 35% da demanda. Já a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) opera o lote 1 e está responsável por atender 65% das linhas.