QUINTA, 07/10/2021, 13:10

Moradores de Guairacá reclamam dos transtornos para acessar transporte na estrada

Acumulado de chuva de outubro agravou problema antigo da localidade rural de Londrina.

As cenas que circulam na internet e nas redes sociais de quem mora nos distritos rurais de Londrina não são das chuvas aliviando o longo período de estiagem. Os transtornos agora são com as péssimas condições das estradas rurais.

Em Guairacá, localidade rural ao sul da cidade, os vídeos mostram trabalhadores rurais emprestando tratores para puxar ônibus que transportam alunos e passageiros para tirar os coletivos do atoleiro que virou a estrada de terra.

A zeladora Edilene dos Santos explica que o acesso está intransitável com muito barro e lama e os moradores da localidade estão sem como ir até o trabalho e os alunos tem dificuldade para frequentar as aulas. Além disso, as pedras que ajudavam os veículos a transitar em períodos mais úmidos foi retirada, sem nenhuma explicação.

Outra reivindicação é que os ônibus do transporte coletivo da Londrisul possam fazer uma mudança de rota, para que os moradores façam a baldeação de outro ponto. Segundo a zeladora, não houve resposta da empresa de transporte ao pedido.

A estrada em questão é a que dá acesso ao patrimônio e, há pelo menos quatros anos, passa por uma reforma marcada por diversos atrasos. O trecho tem apenas 7,5 quilômetros, mas continua em obras. A Londrisul disse que está sem opção de rotas. A empresa informou que todas as possibilidades são inviáveis e que dois ônibus da empresa ficaram atolados nessa semana nessa localidade.  A reportagem tenta contato com o secretario de agricultura Regis Couchino, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.   

Comentários