QUINTA, 19/01/2023, 18:18

Museu da UEL deve ganhar planetário itinerante em 2023

O equipamento poderá ser utilizado com o objetivo de fortalecer a divulgação científica em Londrina e outras cidades da região.

A divulgação científica em Londrina pode receber um reforço em 2023. Isso porque o Museu de Ciência e Tecnologia aqui da cidade deve ganhar, neste ano, um novo planetário itinerante. O equipamento tem aproximadamente sete metros de altura, com capacidade de 30 a 40 pessoas.

O recurso destinado à compra do aparelho será de R$ 415 mil, aproximadamente. A aquisição deste equipamento será possível através de um convênio entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A diretora do museu Eliana Bueno diz que a novidade vai ajudar a fortalecer a divulgação científica em Londrina e região. Ela explica que, por ser itinerante, o planetário também poderá atender a outras cidades próximas ao município.

Ainda não há uma data exata para a chegada do equipamento. O Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, que deve receber o planetário, é um órgão suplementar da UEL e também realiza outras atividades voltadas à aproximação da comunidade com a química e a física, por meio de experimentos científicos.

De acordo com Eliana Bueno, as atividades no espaço devem ser retomadas nesta próxima semana e as visitas, que são gratuitas, precisam ser agendadas.

O telefone do museu para realizar os agendamentos é o 3371-4805.

Comentários