SEGUNDA, 14/11/2022, 08:10

Ponte sobre o rio Paranapanema que liga Porecatu ao estado de São Paulo vai ser interditada para obras a partir de quarta-feira.

As opções para o desvio são a SP-333, na rota para Assis, e a SP-425, sentido Presidente Prudente.

A ponte sobre o rio Paranapanema, que liga Porecatu, no norte do Paraná, ao estado de São Paulo, será totalmente bloqueada para obras a partir das 17h da próxima quarta-feira (16). Os serviços, que preveem uma reforma geral da estrutura, vão ser realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER/SP), o órgão responsável pela administração da ponte. A previsão é de que a interdição dure dois meses.

Era para a interdição já ter ocorrido no início deste mês, mas o DER paulista achou por bem adiar os planos por conta dos bloqueios nas estradas registrados após o resultado das eleições de outubro.

A ponte divide a PR-170 (Rodovia Deputado Homero Oguido), em Porecatu, com a SP-421 (Rodovia Rodolfo Ribeiro de Castro), no sudoeste de São Paulo. A estrada dá acesso aos municípios de Taciba e Presidente Prudente.

Para quem trafega do norte paranaense com destino ao sudoeste paulista, as opções de desvio são a SP-333, na rota para Assis (ponte no território de Sertaneja), ou pela SP-425, sentido Presidente Prudente (ponte no território de Santo Inácio). A mudança de rota representa de 70 km a 100 km a mais de trajeto para os motoristas.

O deputado Tercílio Turini chegou a pedir para que o Governo do Estado intercedesse pelo não-bloqueio da ponte, alegando que a interdição iria causar inúmeros prejuízos para quem passa pela região norte do Paraná a caminho de São Paulo e vice-versa, mas, ao que tudo indica, o fechamento vai acontecer. 

Placas e dispositivos de sinalização vertical orientando os condutores do lado paranaense foram fornecidas pelo DER/SP e instaladas pelo DER/PR nos principais acessos a Porecatu, evitando que usuários com destino a São Paulo sigam até a ponte bloqueada. Elas permanecem cobertas até o início dos serviços.

Por Guilherme Batista

Comentários