SEGUNDA, 04/09/2023, 15:00

Sete agências da Receita Federal fecham as portas no Paraná

No Norte Pioneiro do estado, as agências de Jacarezinho e Cornélio Procópio foram fechadas e os contribuintes que precisam de atendimento presencial devem procurar a RF de Londrina

Sete agências da Receita Federal no Paraná foram fechadas temporariamente após publicação de uma série de portarias no Diário Oficial da União.  A medida passou a valer no dia 1º de setembro e vai até o fim de 2024. No Norte Pioneiro do estado, as pessoas que eram atendidas em Jacarezinho e Cornélio Procópio podem procurar atendimento presencial na agência da Receita Federal de Londrina. De acordo com o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo César Cardoso, esses contribuintes também podem ser atendidos nas agências virtuais da Receita que funcionam nas prefeituras de Bandeirantes e Andirá.

Entre os motivos apontados para o fechamento das agências da Receita Federal no Paraná está a queda na procura por atendimento presencial nos últimos anos, principalmente após a pandemia em 2020. De acordo com o delegado da Receita Federal de Londrina, menos de 1% dos atendimentos é feito presencialmente.

Cardoso aponta que a falta de servidores e a dificuldade para recolocação de profissionais também contribuíram para o fechamento das agências.

Além de Jacarezinho e Cornélio Procópio, no Paraná foram fechadas as agências da Receita Federal de Campo Mourão, Cianorte, Ibaiti, Irati e União da Vitória. A Receita orienta ainda que os contribuintes consultem o portal oficial para verificar que procedimentos podem ser feitos

Por Juliana Takaoka

Comentários