SEXTA, 24/01/2025, 12:13

VGD voltará a ser casa do Londrina após oito anos de ausência

Com 75% da obra concluída, estádio terá reabertura oficial contra o Azuriz pelo Estadual

 

O Londrina Esporte Clube está em contagem regressiva para voltar a atuar no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). A última partida oficial disputada pelo Tubarão no VGD foi em abril de 2016. Desde então, a equipe alviceleste tem utilizado o Estádio do Café como casa.

O anúncio do retorno ocorreu em outubro do ano passado. Após a eliminação do LEC na Série C de 2024, o dono da SAF que atualmente comanda o clube, Guilherme Bellintani, garantiu que o torcedor alviceleste assistiria ao primeiro duelo como mandante no Paranaense já no VGD.

O atraso nas obras fez a diretoria prorrogar a data, e o retorno foi agendado para o dia 5 de fevereiro, contra o Azuriz, pela 8ª rodada do Estadual. Na primeira etapa das obras, finalizada há alguns meses, o estádio ganhou uma nova academia e espaços para o departamento médico, fisioterapia e refeitório.

Entre os principais pontos que ainda precisam de reforma estão o gramado e a construção de vestiários mais modernos. Além disso, serão construídos novos sanitários e bares para o público, além de toda a readequação dos sistemas elétrico e hidráulico. As atuais torres de iluminação, que não funcionam, receberão lâmpadas de LED. Também serão feitas adequações na arquibancada e na pintura geral do estádio.

De acordo com o diretor do Londrina, Paulo Assis, 75% da obra já foi concluída, e alguns setores precisam apenas de uma intervenção estética.

Assis reforçou o compromisso da diretoria com o torcedor alviceleste e garantiu que a partida entre Londrina e Azuriz será realizada no VGD, conforme previsto.

Em abril do ano passado, a Prefeitura de Londrina prorrogou por mais dez anos a permissão de uso do Estádio Vitorino Gonçalves Dias pelo Tubarão. Essa concessão permitirá ao Londrina adequar o estádio às necessidades do clube e da torcida.

É importante lembrar que recentemente, o Londrina conseguiu um acordo com a Prefeitura Municipal para reverter o pagamento de uma condenação de uma Ação Civil Pública em benfeitorias no estádio. O clube foi condenado em todas as instâncias em uma ação protocolada pelo Ministério Público no fim da década de 1990, referente a repasses para a antiga Copa Cidade de Londrina. Os valores atuais chegam a R$ 15 milhões. Em vez de pagar aos cofres públicos, o LEC investirá na reforma do VGD e poderá realizar melhorias também no Estádio do Café.

 

Por Paulo Andrade

Comentários