SEGUNDA, 21/07/2025, 15:07

Jataizinho e Ortigueira são contempladas no programa CastraPet Paraná

Municípios integram novo ciclo do programa estadual de esterilização de animais, voltado à saúde pública e proteção dos pets

Jataizinho e Ortigueira estão entre os 84 municípios do Paraná que vão receber pela primeira vez o CastraPet, programa estadual de esterilização gratuita de cães e gatos, voltado a famílias de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes. As ações fazem parte do 5º ciclo do programa, previsto para o segundo semestre deste ano, que irá beneficiar 318 cidades em todo o Estado.

Desde 2020, o CastraPet já atendeu mais de 104 mil animais em todo o Paraná.Nesta nova etapa, o investimento é de R$ 19,7 milhões, com o objetivo de ampliar a cobertura e consolidar o atendimento em 100% dos 399 municípios paranaenses até 2026, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

Em Jataizinho e Ortigueira, o programa marca um avanço importante no controle populacional de animais e na prevenção de doenças como zoonoses. A proposta segue os princípios da Saúde Única, relacionando os cuidados com a saúde animal, ambiental e humana. Além das cirurgias de esterilização, o CastraPet promove ações de educação ambiental e palestras sobre vacinação, vermifugação e posse responsável, é o que afirma a  veterinária Girlene Jacob, do Instituto Água e Terra.

A adesão ao programa representa uma oportunidade para Jataizinho e Ortigueira fortalecerem políticas públicas de bem-estar animal e saúde coletiva. O apoio do governo estadual a municípios de pequeno e médio porte, como esses, também reforça o compromisso com a descentralização de serviços e a promoção de comunidades mais saudáveis e conscientes.

Os procedimentos são gratuitos e direcionados à população vulnerável, sendo organizados com apoio de ONGs e redes de protetores locais. A agenda com as datas e locais das castrações em cada município será divulgada nos canais oficiais das prefeituras e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

Por Paulo Andrade

Comentários