QUARTA, 15/10/2025, 12:20

Saúde faz nova varredura para capturar escorpiões em Cambará

Em três meses, o município registrou duas mortes de crianças por picadas de escorpião-amarelo

A Secretaria de Estado da Saúde informou que após a morte de Thaygo Henrique Bara Milani, de 12 anos, que faleceu ao ser picado por um escorpião-amarelo em Cambará, no norte do Paraná, será realizada uma nova varredura para capturar escorpiões no município.

O secretário interino de Saúde do Paraná, César Neves, explicou que o armazenamento do antídoto no Hospital Municipal de Cambará Neves será possível quando câmaras frigoríficas especiais foram instaladas na unidade. Porém, ainda não foi divulgado um prazo para esta mudança.

O secretário ainda lamentou o falecimento do garoto e afirmou que as equipes agiram dentro do protocolo e fizeram de tudo para salvar a vida do menino.

De acordo com o secretário, a aquisição de soro é feita pelo Ministério da Saúde, que distribui aos estados brasileiros e que existem 225 locais no Paraná que contam com o soro antiescorpiônico, como a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho e 17ª Regional de Saúde de Londrina.

Em julho, quando um menino de 3 anos morreu também após ser picado, as equipes de saúde capturaram aproximadamente mil escorpiões do município. Novamente um trabalho para capturar o animal peçonhento é realizado na cidade e o secretário pede a colaboração dos moradores com a limpeza de entulhos.

Até outubro, o estado registrou 5.170 casos de picada de escorpião, sendo três deles com morte. Deste número, 423 foram em cidades da área da 19ª Regional de Saúde.

Por Silvia Vilarinho

Comentários