QUARTA, 15/10/2025, 12:22

Trabalhadores da Casa do Bom Samaritano cobram salários atrasados

O Padre César Braga, interventor judicial da Casa, garantiu que todos os valores serão pagos

Profissionais que atuam na Casa do Bom Samaritano e trabalhadores que foram demitidos da instituição filantrópica realizaram, na manhã desta quarta-feira (15), uma manifestação em frente da sede do abrigo e cobraram os salários e as rescisões trabalhistas que estão em atraso.

O protesto foi acompanhado pelo presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional, Vilson Vieira de Melo, que informou que a manifestação é para cobrar respostas.

De acordo com o presidente, atuavam aproximadamente 70 profissionais na instituição e cerca de 40 foram desligados.

Alessandra Soares dos Santos é cuidadora de idosos e continua trabalhando na Casa do Bom Samaritano. Ela disse que se não receber vai ficar difícil seguir atuando na instituição.

O educador social, Paulo Jacinto, foi desligado da Casa do Bom Samaritano. O trabalhador contou que a última vez que recebeu foi em 5 de Setembro, e que até agora não foi pago o valor da rescisão do contrato.

O Padre César Braga foi nomeado interventor judicial da Casa do Bom Samaritano e assumiu oficialmente no dia 10/10, após decisão da juíza Gabriela Luciano Borri Aranda, da 1ª Vara da Fazenda Pública.

A medida foi tomada a pedido da Prefeitura de Londrina, após o anúncio de que a instituição encerraria suas atividades no fim de setembro, o que colocaria em risco o atendimento a idosos e pessoas em vulnerabilidade social.

O padre garantiu que o salário e a rescisão dos contratos serão pagos em breve.

Atualmente existem 17 idosos vivendo na Casa, sendo 14 homens e 3 mulheres. A intenção é abrigar ainda mais pessoas. O padre aproveitou para pedir por doações de mantimentos e carne para a instituição. “Precisamos dessa ajuda da comunidade, a Casa do Bom Samaritano é um projeto muito bonito que abriga idosos em situação de rua. Temos pessoas vivendo aqui e quem quiser nos ajudar com alimentos, carne de frango, toda a ajuda é bem-vinda e agradecemos muito”, disse o padre.

Para quem quiser doar, basta comparecer na Casa do Bom Samaritano, localizada na Rua José Fierli, 153, Parque Bom Retiro, zona leste de Londrina.

Por Silvia Vilarinho

Comentários