Londrina tem saldo positivo de mais de 900 vagas de emprego em maio
No acumulado do ano, cidade se aproximou do recorde histórico de quase 2.800 postos criados, registrado nos primeiros cinco meses de 2021.
Foi o quinto mês seguido que o estoque de emprego formal nas cinco principais cidades da Região Metropolitana apresentou números positivos. Juntas, elas somaram 1.272 novos postos em maio.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, divulgado nesta terça-feira, em Londrina, o saldo do mês ficou positivo em 911 postos. Aqui na cidade, destaque para o setor de Serviços, que criou 575 vagas, o correspondente a 63% de todos os empregos gerados no município no mês.
O economista Marcos Rambalducci, coordenador do levantamento, realizado mensalmente pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, diz que o saldo de Londrina no mês, e principalmente no acumulado de 2022, de pouco mais de 2.600 empregos, foi um excelente resultado.
Segundo o economista, número que ficou bem perto do recorde histórico registrado no mesmo período do ano passado.
Rambalducci destaca ainda uma boa expectativa para junho, motivada pelo nível de utilização da chamada capacidade instalada da indústria aqui da cidade.
Logo depois de Londrina, vem Arapongas, que criou 163 vagas em maio, com destaque para a Industria de Transformação. Das cinco cidades avaliadas no levantamento da UTFPR, apenas Ibiporã não registrou saldo positivo no mês, perdendo 40 vagas.
Na região, o setor que se destacou em maio também foi o de Serviços, com 642 vagas; seguido da Industria, com 488; e da Construção Civil, com 136 empregos. O destaque negativo do mês nas cinco cidades foi para a Agropecuária, que perdeu 73 postos.
O Paraná ficou apenas na 23ª colocação entre os melhores saldos positivos na geração de empregos no mês, com 14 mil postos, apesar do pequeno aumento de 0,5% em relação a abril. No país, que também apresentou crescimento em maio, o saldo foi de pouco mais de 277 mil vagas criadas.