QUARTA, 21/03/2018, 18:42

Agricultura suspende embarque de aviários de companhia brasileira à União Europeia

Agricultura suspende embarque de aviários de companhia brasileira à União Europeia.

Ministério da Agricultura interrompeu as exportações de aves de dez frigoríficos da BRF para a União Europeia. A suspensão da certificação sanitária ocorreu devido investigação da Polícia Federal na Operação Trapaça, em razão de suspeita de ilícitos em fábricas localizadas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.

O presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina e região, Narciso Piscinatti, confirma que alguns sindicalizados são prejudicados com a suspensão temporária, entretanto, considera a decisão da agricultura válida por abranger pontualmente a União Europeia, evitando problemas futuros com embarques de aves para outros países em geral.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, Sindiavipar, se manifestou por nota, afirmando confiar em uma efetiva e imediata solução, por meio do Ministério, para retirada da suspensão. Também ressalta que a investigação se relaciona com análise de presença de Salmonella, que quando cozidas são eliminadas, portanto, não trazem risco ao consumidor.

A entidade ainda acredita que a confiança dos mercados interno e externo na qualidade sanitária do alimento produzido pelas agroindústrias brasileiras e paranaenses não foi abalada.

Comentários