SEXTA, 23/03/2018, 19:17

Mudança de estação afeta agricultura

Mudança de estação afeta agricultura.

No dia 20 deste mês começou o outono no hemisfério sul, que vai até 21de junho. A previsão é de chuvas em menores quantidades e temperaturas mais baixas a partir de maio, com possibilidade de geadas, segundo Simepar.

Durante essa estação as principais culturas agrícolas cultivadas na região são de trigo e milho. A agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná, Heverly Moraes, aponta que o trigo entra em fase de crescimento vegetativo durante o outono, e não é afetado com a mudança climática. Já o milho é prejudicado quando as massas polares entram na região e provocam geadas no norte do estado.

Ela também comenta que as hortaliças e o café são culturas sensíveis às geadas, e que a partir de maio o IAPAR envia alerta geadas para ajudar os produtores desses cultivos.

Heverly ainda confirma que a estação esta encaminhando para a neutralidade, sem efeitos do El Nino ou La Nina, assim as variações climáticas devem ser típicas da época do ano, sem nenhuma anormalidade prevista até então.

Comentários