SEGUNDA, 20/07/2020, 15:15

Cai número de notificações de dengue em Londrina, mas 21.893 pessoas ainda aguardam o resultado de exames

Secretaria de Saúde alerta a população para que não descuide dos quintais e casas porque a doença ainda faz vítimas na cidade

Segundo boletim da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, houve, nas últimas semanas, uma redução no número de casos notificados de dengue em Londrina. Foram duas notificações em relação ao boletim anterior, que notificou sete casos. Mas, apesar disso, 21.893 casos ainda aguardam o resultado de exames, o que não deixa a situação tranquila, como comenta a diretora de vigilância em saúde, Sônia Fernandes.

Desde o início do ano, o município registrou 49.965 notificações, das quais 20.588 foram confirmadas e 5.824 foram descartadas. Com relação a mortes ocasionadas pela doença, 31 pessoas tiveram morte confirmada por dengue, nove casos foram descartados e um ainda está sob investigação.

A diretora destaca que, mesmo com a redução dos casos e a pandemia de Covid-19, as vistorias nos imóveis continuam sendo feitas. O que preocupa é que a maioria dos criadouros está dentro das casas e os agentes, para evitar o contágio do novo coronavirus, se imitam a olhar os quintais.

E com o objetivo de reforçar a ajuda no combate à dengue, a aplicação de inseticida foi reiniciada na última quinta-feira. O produto será aplicado em locais onde há um volume maior de casos notificados.

Denúncias de criadouros do mosquito transmissor podem ser feitas pelo Disque-Dengue, o número é 0800-400-1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Claudia Lima

Comentários