QUARTA, 09/01/2019, 15:39

Ipem pede atenção a pais durante compras de material escolar

Segundo o instituto, é preciso verificar se os produtos possuem a certificação de segurança do Inmetro.

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná emitiu um alerta a pais e responsáveis nesse período de compras de material escolar para que eles observem se os produtos encontrados nas lojas e papelarias têm o selo de certificação do Inmetro. Conforme o Ipem, a marca garante que o artigo atende todos os requisitos de segurança previstos em lei. O material também precisa ter a faixa-etária do público-alvo, além do tamanho e do peso corretos.

 

O gerente do Ipem em Londrina, Marcelo Trautwein, informa que o Inmetro divulgou uma lista com 25 produtos em que os pais precisam estar mais atentos. São eles: apontador, borracha, canetas hidrográfica e esferográfica, giz de cera, lápis preto e de cor, lapiseira, marcador de texto, cola, corretor, compasso, curva francesa, esquadro, normógrafo, régua, transferidor, estojo, massinha plástica e de modelar, lancheira, pasta, tesoura e tinta guarche, nanquim, de pintura a dedo e plástica.

 

Trautwein destaca, ainda, que, mais do que pensar em economizar, os pais precisam estar atentos à qualidade dos produtos comprados, levando em conta todos os requisitos verificados pelo Inmetro, além da procedência dos artigos.

 

Nesta semana, o Ipem iniciou em Curitiba a coleta de amostras desses materiais pra verificação da certificação e também dos pesos constados nos rótulos. Os artigos vão passar por testes nos laboratórios do instituto, que quer garantir que o consumidor está levando pra casa exatamente aquilo o que comprou. Esse trabalho vai ser ampliado para as demais regiões do estado, inclusive para a de Londrina, a partir da próxima semana. O telefone da ouvidoria do Ipem pra denúncias e mais informações é o 0800-645-0102.

Por Guilherme Batista

Comentários

Publicidade