TERCA, 09/01/2024, 16:18

10 presos não voltaram ao sistema prisional após “saidinhas” de Natal e Ano Novo em Londrina

Em todo o estado a taxa de retorno caiu de 95% para 92.6% em 2023. Especificamente em Londrina, os dados registraram 371 saídas com 361 retornos.

No Paraná, neste período de Natal e Ano Novo, foram 981 privados de liberdade que deixaram os estabelecimentos penais no estado, sendo que 909 retornaram nas datas previstas e 72 não regressaram.

Em Londrina, os presos foram divididos em dois grupos, uma turma de 180 pessoas saiu no Natal e outra no Ano Novo. A primeira turma foi liberada no dia 15 de dezembro com retorno no dia 27, onde 4 detentos não voltaram. Já a segunda turma, saiu no dia 27 de dezembro e retornou no dia 8 de janeiro, destes 6 não se apresentaram para dar continuidade na pena criminal.

Os indivíduos que não retornaram passam a ser considerados evadidos e deverão ter em seu desfavor mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, como explica o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini.

A evasão destas pessoas, sobretudo durante este período de festas, caracteriza-se como falta grave dentro da Lei de Execução Penal. Esta Lei garante aos sentenciados que cumprem com os requisitos do benefício o direito a cinco saídas temporárias por ano, com duração de sete dias cada e intervalo de 45 dias entre uma saída e outra.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários