QUARTA, 12/12/2018, 20:56

1224 bois e búfalos não foram vacinados em Londrina

Em Tamarana são 282 animais sem a proteção contra a febre aftosa. Os proprietários que não vacinaram o rebanho vão ser multados pela Adapar.

Segundo levantamento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), dos 48650 animais que teriam que ter recebido a vacina, 1224 não foram imunizados em Londrina. Em Tamarana, a previsão era proteger 16915 bois e búfalos de todas as idades, mas 282 não estão na lista de vacinados. Segundo o fiscal de defesa agropecuária da Adapar, Alberto Galerani ainda é possível que esse número mude.

As equipes de fiscalização estão percorrendo as propriedades para saber se o proprietário realmente não vacinou o rebanho ou se ouve um esquecimento na hora de preencher o formulário.

A campanha terminava no dia 30 de novembro e foi prorrogada para o último dia 10, quando foi feriado em Londrina. O fiscal destaca que os produtores que não vacinarem os animais vão ser notificados e podem ser multados.

Na primeira etapa, em maio, a vacinação era obrigatória apenas para animais de até 24 meses de idade. Nessa, todo o rebanho tinha que ser imunizado. Ele destaca que a campanha do ano que vem será a última, já que o Paraná busca a certificação de estado livre da febre aftosa em vacinação.

Por Claudia Lima

Comentários