17 mil contribuintes já entregaram o Imposto de Renda de 2025 em Londrina
Em 2024, foram cerca de 134 mil declarações recebidas
O período para a entrega do Imposto de Renda (IRPF) teve início no dia 17 de março e vai até o dia 30 de maio.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, em 2024 foram cerca de 134 mil declarações recebidas, já em 2025, com menos de um mês do início das entregas, 17 mil contribuintes já realizaram a declaração.
A novidade neste ano é a prioridade para contribuintes que optarem pela opção pré-preenchida do IRPF e que escolheram receber a restituição através do Pix.
Quem entregar a declaração mais cedo e cumprir os requisitos da Receita Federal (RFB), poderá receber a restituição do IRPF 2025 já em maio.
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 julho
4º lote: 29 agosto
5º lote: 30 setembro
Vale ressaltar que se os contribuintes informarem um valor errado, seja por descuido ou falta de documentos, a declaração pode cair na malha fina. Isso significa que a Receita vai analisar a situação com mais atenção. Pode ser algo simples, como um erro de digitação, ou mais sério, como omitir rendimentos.
Em Londrina, de acordo com o delegado, em 2024, cerca de 9% dos contribuintes foram afetados de alguma forma na malha fiscal, atualmente esse número é 2% e apenas 1% são obrigados a enviar documentos comprobatórios.
Outra novidade a partir deste ano é a obrigatoriedade de emissão de recibo de Pessoa Física (PF) através do aplicativo Receita Saúde, por parte dos profissionais da saúde, sejam médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com registro ativo nos respectivos conselhos profissionais.
Em 2025, estão isentos do imposto de renda, quem possui ganhos mensais inferiores a R$ 2.259,20.