QUARTA, 15/09/2021, 14:51

17ª regional recebeu 31 mil vacinas da Pfizer para público adulto

Quantidade foi calculada exatamente para atender aplicação de primeira dose de toda população adulta com 18 anos ou mais de Londrina e região

Um dos maiores lotes de vacinas das Pfizer chegou na tarde dessa quarta-feira (15) a Londrina com objetivo de finalizar a aplicação da primeira dose para todo o público adulto com mais de 18 anos da região. São 31.668 doses calculadas e distribuídas para as cidades que não finalizaram a aplicação da primeira dose.

Entre elas está Londrina que vai receber 21mil doses do imunizante Pfizer/Biontech destinados aos jovens de 18, 19 e 20 anos já cadastrados. Ibiporã receberá quase 3 mil doses, o segundo maior lote, seguido de Cambé com 2.004 e Rolândia com 1.854.

Segundo a diretora da 17ª regional de saúde, Maria Lucia Lopes, a ideia é que todos os jovens acima de 18 anos iniciem o esquema vacinação até o final deste mês.

Outros oito municípios não irão receber vacinas nessa remessa porque já tinham concluído a primeira dose de pessoas com mais de 18 anos. São eles: Alvorada do Sul, Cafeara, Guaraci, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Tamarana. Esses municípios deverão esperar os demais concluírem a vacinação de adultos para que todos caminhem juntos na vacinação de da primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos.

            Alguns municípios, mesmo pequenos, ainda precisam imunizar um número considerável de adultos com a dose 1.  É o caso de Jataizinho que recebeu 1.002 doses para público acima de 18 anos. Segundo Lucia Lopes, a diferença está em relação a dados do censo dos municípios que não baterem. Por isso, alguns estão mais avançados e outros um pouco mais atrasados.

 Quanto a segunda dose, a diretora da 17ª regional ainda não registrou falta de imunizantes da Astrazeneca nos 22 municípios da região de Londrina.

Por Guilherme Marconi

Comentários